Conselhos Comunitários de Segurança aproximam condomínios do poder público

Conselhos Comunitários de Segurança aproximam condomínios do poder público

Entidades de apoio às polícias estaduais, os Consegs podem tornar as cidades e bairros mais seguros.

 

Criados em julho de 2001 em Santa Catarina – sendo o de Lages o primeiro a tomar posse –, os Consegs exercem um importante papel nas comunidades em que atuam. São eles que, de forma voluntária, promovem um elo entre os moradores locais e as instituições policiais.

 

 

Atualmente, o estado de Santa Catarina possui 108 Consegs ativos, distribuídos em 70 municípios, com vários outros em processo de reativação e mobilização com as lideranças. É um número expressivo e importante, mas que ainda demanda grande trabalho para a manutenção da filosofia de Polícia Comunitária. Um bom exemplo são os Consegs de Florianópolis, que somavam 13 e hoje, no total, são sete ativos e outros em fase de reativação.

 

 

O modelo de atuação adotado é inspirado no conceito de Polícia Comunitária, comum há décadas em países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. A intenção é fazer com que a Polícia tenha no cidadão comum um aliado na busca por mais segurança e prevenção ao crime, suprindo parte das carências do poder público, como falta de efetivo e de estrutura para atuar em bairros extensos de forma ostensiva.

 

 

Os Conselhos são vinculados à Segurança Pública do Estado, realizam reuniões mensais com moradores locais para discutir e planejar ações preventivas para auxiliar no combate às causas da violência, da criminalidade e outras demandas que afetam à população.

 

São regidos por uma legislação própria, em todos os encontros é obrigatória a presença dos membros natos dos Consegs (que são os dirigentes das polícias Militar e Civil) e da diretoria, formada, em estrutura mínima, por presidente, vice-presidente, dois secretários e um diretor social e de assuntos comunitários.

 

Núcleos setoriais

Um dos mais antigos Consegs em atividade de Santa Catarina, o Conseg 31 de Coqueiros completou no mês de maio 20 anos de trabalho ininterrupto. São duas décadas que deixaram marcas. Entre elas, apoio à instalação de câmeras de videomonitoramento, à mobilização pela permanência da 4ª DP, à criação do Grupo Conseg Coqueiros no aplicativo WhatsApp e, recentemente, à implantação dos Núcleos Setoriais da Mobilidade e de Condomínios.

 

Experiência chega a São Paulo

O projeto dos núcleos de condomínios foi bem recebido não só por síndicos locais. Ele atravessou fronteiras e foi tema do Conseg Perdizes/Pacaembu, de São Paulo, que atua em cinco bairros: Barra Funda, Pacaembu, Perdizes, Pompeia e Sumaré.

 

Desde 2018 à frente da diretoria do Conseg Perdizes, Paes informa que foi criado o Grupo Conseg Síndicos por conta do aumento de invasões em condomínios. Ou seja, crimes de oportunidade, que funcionam com furtos em apartamentos enquanto o proprietário não está na residência. A partir daí, lançamos algumas ações práticas para aproximar a Segurança Pública e o Conseg e reduzir as invasões.

 

Para participar de um Conseg do Estado de Santa Catarina, entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs pelos telefones (48) 3665-8148 e (48) 98843-7036 ou pelo e-mail polcom@ssp.sc.gov.br.

 

Uma parceria de sucesso entre segurança Pública e Segurança Privada, proporcionando á sociedade mais segurança e proteção.

 

 

2022-10-07 10:36:09
VER TODOS OS POSTS
  • Ajuda e Suporte ligue 4020-6724
  • Capitais e Regiões Metropolitanas
  • Ou Solicite uma ligação

Vem ser SuperPortaria

Solicite um Orçamento
Siga-nos nas redes
OK