Guia completo para tirar suas dúvidas sobre portaria remota

Guia completo para tirar suas dúvidas sobre portaria remota

O sistema já é uma realidade no Brasil, saiba se realmente é uma boa opção para o seu condomínio.

Uma solução que promete aliar o aumento no nível de segurança e redução de custos. É essa a principal promessa da portaria remota, afirma o consultor em segurança eletrônica para condomínios Sr. Alexandre Rafael Costa.

 

A ideia é simples, substitua os porteiros presenciais por agentes que trabalhem de forma remota, que utilizam a tecnologia para gerenciar os comandos para abrir e fechar portas ou portões de garagens – além, é claro, de ficar de olho 24 horas no condomínio, por meio de câmeras de vigilância.

Sem o custo de uma portaria fixa no local, o condomínio consegue diminuir (despesas), é possível redução do valor pago em forma de taxa de condomínio pago pelo condômino. Com a SUPERPORTARIA, seu condomínio reduz custos sem perder segurança e conforto para os moradores.

 

Tentador, não? Mas, afinal, esse é um sistema que serve para qualquer condomínio? Gera, realmente, economia e aumenta a segurança? Quais os custos para implantação e riscos de investir nisso?

 

Quais os tipos de condomínio que podem ter portaria remota?

Com o avanço da tecnologia, praticamente todos os condomínios são bons candidatos para contratarem esse tipo de serviço, converse com um consultor especializado, receba um relatório com teste de viabilidade gratuitamente.

 

Empreendimentos complexos com mais de uma portaria e diferentes entradas de garagem tem sua operação mais complexa para a implantação e bom desempenho do sistema, pensando nisso, a melhor opção de custo benefício é o seu condomínio possuir uma portaria híbrida.

 

Empresas do segmento indicam que um bom candidato à portaria remota geralmente tem até 40 unidades e uma ou duas entradas de portaria, agora com a tecnologia da SUPERPORTARIA, já existe soluções completas para condomínios com mais de 1000 unidades.

 

Em condomínios maiores, o bom funcionamento do sistema é fundamental e não podem ser econômicos.

 

Condomínio de Pequeno e Médio Porte: 

Em empreendimentos com poucas unidades, o custo com a folha de pagamento dos funcionários pesa mais, e por isso, é onde se sente mais a economia oferecida por esse tipo de serviço.

 

Condomínio de Grande Porte (acima de 300 unidades):

Alguns sistemas disponíveis no mercado já conseguem suportar condomínios maiores, com mais de uma torre, por exemplo. Entretanto, para esses, a economia na taxa condominial costuma ser menor, e o recomendado é cercar-se de mais cuidados, como a contratação de um projeto de consultoria independente de segurança para uma análise mais minunciosa de todo o ambiente.

 

Perfil dos Moradores:

Além do número de unidades, é fundamental que os moradores estejam interessados em realizar a mudança da portaria comum para a remota.

O interesse dos moradores nesse tipo de portaria deve estar acompanhado de comprometimento em cumprir os procedimentos de segurança. "Só assim haverá real ganho no nível de segurança do local" informa o consultor em segurança eletrônica para condomínios Sr. Alexandre Rafael Costa.

 

Como funciona a Portaria Remota?

Ao contrário do que seria possível há alguns anos, atualmente, devido à melhorias tecnológicas e o avanço da Internet em banda larga, o sistema de portaria remota conta com as melhores condições técnicas e de infraestrutura para sistemas IP ou para suprir a demanda da inovadora linha IOT 4.0.

Isso trouxe mais eficiência e menos vulnerabilidade ao serviço, tornando-o mais acessível e viável, tanto para condomínios residenciais, como comerciais. 

Para que o sistema de portaria remota funcione bem e cumpra o seu papel com segurança, são necessários alguns equipamentos como: 

Sistemas de biometria facial ou digital, chaveiro de aproximação, QRcod ou app.

 

Importante: Contratação de Link Dedicado:

Como toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet, é fundamental que haja qualidade nos serviços, por isso na SUPERPORTARIA indicamos sempre a utilização de link dedicado, isso é muito importante para qualidade dos serviços, diminuindo o risco com problemas técnicos de conexão. O link dedicado possui uma internet mais estavel full duplex para download e upload, também apresenta um SLA em contrato com a operadora de até 4 horas para uma solução de perda sinal, por exemplo. Vale lembrar que, mesmo sem internet, os moradores poderão entrar e sair normalmente.

 

Para que instalar novas câmeras de vigilância? 

Instalarmos câmeras com alta resolução que transmitam imagens na central de segurança da SUPERPORTARIA é  fundamental para um bom serviço de vídeo monitoramento, permite compartilhamento das imagens entre operador e morador/visitante do condomínio.

Backup das imagens no servidor em nuvem compartilhada com os moradores, que podem acompanhar históricos do dia-a-dia do condomínio, muito mais transparência na gestão de acesso. 

 

Na falta de energia como vai funcionar os sistemas de segurança? 

É necessário haver um pequeno gerador caso seu condomínio esteja localizado em uma região que sofra falta de energia com frequência, normalmente utilizamos nobreaks de ótima qualidade que garantem ao condomínio uma operação 100% dos sistemas da SUPERPORTARIA por até  4 horas. Significa que os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia continuam funcionando. Nossa central ao detectar falta de energia no local, já envia automaticamente um funcionário para auxiliar no que for necessário até a normalização.

 

É importante a Cerca elétrica?

Fundamental para manter o perímetro do condomínio mais seguro, ajuda a inibir tentativas de intrusão.

 

Botão de pânico para que serve?

Uma maneira rápida de acionar a SUPERPORTARIA, que pode rapidamente acionar a polícia em caso de algum problema. Na implantação dos nossos serviços orientamos os moradores sobre a utilização da palavra chave (confirma que não existe risco ao morador), em casos de acionamento acidental de alarmes ou botão silencioso de emergência localizado no controle remoto do portão da garagem.

 

Correio ou encomendas, como fica?

Encomendas, deliverys, correio e as operações do dia a dia com a portaria remota podem ser automatizados, confira a solução em armário inteligente, todos os moradores e funcionários do condomínio e das unidades devem ser cadastrados no sistema de controle de acesso.

 

Mas mesmo com a portaria remota, o trabalho do zelador continua importante, ou ainda mais importante.

 

O zelador fica responsável por receber os pacotes maiores, geralmente compras online ou pacotes do correio, ou que precisem de assinatura. É o zelador também quem deve receber pessoas como o Oficial de Justiça, técnicos de manutenção, concessionárias de energia elétrica, água etc..

 

Para o dia a dia como funciona entrada e saída dos moradores?

Os procedimentos podem não ser muito diferentes,  ao chegar ou sair de carro ou a pé, geralmente o morador utiliza o seu dispositivo pessoal de acesso, que pode ser biometria facial, digital, chaveiro de aproximação, QRcode, ou chave virtual.

 

Abre-se a primeira parte da clausura. Ela se fecha. O morador então pode acionar novamente seu dispositivo, ou em planos de segurança mais avançados solicita-se que o morador abra o vidro para que o operador remoto cheque se aquela pessoa dirigindo é realmente o dono do carro. Abre-se, então, a garagem remotamente.

 

O uso da clausura é fundamental para evitar acessos não autorizados no interior do condomínio, sempre indicamos nos locais de acesso a área externa, tanto para entrada ou saída de pedestres e/ou veículos. Caso ainda não exista intertravamento de portões, isso pode depender de um projeto que leve as condições de acessibilidade  existentes no local ou adaptar a realidade técnica que entregamos ao condomínio.

 

É possível fazer a portaria remota sem clausura, mas sempre construímos nos condomínios onde é viável.

 

Delivery como funciona?

As entregas comuns, como de pizza, seguem obedecendo às normas padronizadas e importantes para todos os tipos de condomínio, leve em consideração a segurança do local. O mais comum é que o morador seja avisado sobre a chegada de um entregador e vá até a portaria receber e pagar pela sua encomenda. O uso de um passa-volume é muito importante.

 

Qual é o custos médio de implantação da uma portaria remota:

Um bom ponto de partida para implantar essa tecnologia em condomínios pode girar em torno de R$ 20 mil a R$ 100 mil – que podem ser adquiridos na opção (venda) ou (finaciamento bancário) ou (locação de sistemas com manutenção incluído no valor da mensalidade). Indicamos a escolha da modalidade locação, desta forma o empreendimento paga uma parte mas não é dono do equipamento completo, tem direito a usá-lo. 

 

Geralmente o período de payback varia entre cinco meses e um ano. Após essa fase de amortização do investimento, o condomínio gasta, em média, com a empresa prestadora de serviços,  50% do valor dos salários dos porteiros fixos no local, ou até menos dependendo do tipo de serviço contratado, lembre-se, temos 3 tipos disponíveis (portaria remota, portaria inteligente e portaria autônoma) conseguimos atender cada necessidade, seja básica ou avançada para sua portaria de qualidade.

 

Tem que passar pela Assembléia a adesão para portaria remota?

Para que o condomínio conte com um serviço desse tipo, é fundamental que o mesmo seja aprovado pela coletividade em uma assembléia.

O quórum para aprovação desse tipo de alteração vai depender da convenção do empreendimento. Se o documento diz que o local conta com portaria 24 h, o ideal é que haja aprovação de dois terços dos condôminos, uma vez que estará alterando a própria convenção.

Em condomínios onde isso não acontece, por se tratar de uma benfeitoria que trará economia ao empreendimento, os síndicos têm aprovado esse assunto com maioria simples dos presentes”, consulte sua administradora sobre assunto.

Independentemente do quórum mínimo para aprovação, é importante considerar que o interesse dos moradores nesse tipo de serviço – e orientações das alterações do seu dia-a-dia é fundamental.

Essa solução está se tornando cada vez mais presente, mas é uma mudança de paradigma dentro do condomínio. Exige mais atenção dos moradores”. Além da escolha por esse serviço, a assembleia deve votar também os procedimentos a serem adotados futuramente (atualizar regimento interno).

 

Esse é o ponto-chave para o síndico despertar o  intesse em melhorar os procedimentos internos para um ganho de segurança.

 

Saiba conduzir a troca da empresa de portaria pela remota:

Substituir o porteiro, funcionário que todos conhecem no condomínio, por um sistema de segurança remoto, pode gerar muitas dúvidas nos moradores.

Por isso a SUPERPORTARIA mantém funcionários disponíveis ao condomínio para auxiliar os moradores nos primeiros 30 dias da implantação, notamos que é uma ajuda importante para esclarecer dúvidas sobre a utilização correta do sistema de segurança.

O síndico deve estar seguro da nossa operação, e por isso tem o contato direto com o gestor de segurança da SUPERPORTARIA.

Nossa equipe de implantação é treinada para ajudar o síndico e moradores sobre o funcionamento do sistema, e dar orientações de segurança sempre que necessário.

 

Manutenção dos sistemas de segurança e SLA:

Muito importante a manutenção dos equipamentos ser realizada pela equipe da SUPERPORTARIA, isso evita problemas de “empurra” caso um defeito de equipamentos  ainda na garantia, pare de funcionar.

Outro ponto a ser levado em conta é o treinamento do zelador. Esse profissional deverá conseguir operar os equipamentos necessários, além de contar com um suporte da empresa sempre que solicitado, basta ligar no fone 4020-6724.

O tempo de resposta SLA quando houver algum incidente, como queda de energia, portão quebrado, queda nas conexões de internet, etc. é de até 4 horas para correção do defeito técnico. Mantemos uma equipe de suporte no condomínio até normalizar o defeito que afete a nossa prestação de serviços ou a segurança dos nossos clientes.

 

Garantia de qualidade com a SUPERPORTARIA:

Oferecemos ao condomínio garantias em contrato, realizamos a Manutenção Preventiva e agilidade para solucionar defeitos técnicos nos equipamentos.

 

Treinamento dos funcionários:

Tanto os operadores remotos como o zelador do condomínio devem participar de reciclagens periódicas.

 

Implantação da portaria remota:

Muitos condomínios passam por um período de adaptação da portaria remota.

Uma dica é seu condomínio iniciar pela substitução do porteiro noturno, depois diurno no domingo, depois, o final de semana inteiro. Então, todos os turnos e dias passam a ser operados pela SUPERPORTARIA, muito mais simples do que você pensava não é? 

 

Vantagens, desvantagens e riscos da portaria remota:

A portaria remota tem como grande apelo a economia por não contar com grande custo fixo para manter uma pessoa física na funsão de porteiro. Esse é, porém, seu maior ponto fraco também.

O problema é cultural, principalmente em São Paulo, onde a esmagadora maioria dos condomínios contam com porteiros presenciais. 

Para realizar uma mudança dessas no condomínio, é cultural mesmo, os moradores devem estar bem cientes do que estão abrindo mão para conseguirem economizar. Se acharem que vale a pena - e pode valer muito mesmo - então o condomínio está pronto para dar o passo rumo ao futuro.

Outro ponto positivo é a redução do passivo trabalhista do condomínio, uma vez que o cargo da portaria não é mais gerido pelo condomínio. Por não ser mais administrado pelo local, o síndico também deixa de se preocupar com possíveis faltas e atrasos do funcionário em questão.

Um dos pontos contra desse tipo de portaria é a necessidade de envolvimento de toda a coletividade: para dar certo, a portaria remota demanda uma quebra de paradigma de todos: de funcionários a moradores do condomínios, que deverão se adaptar a uma maneira diferente de acessar o local.

 

Leitor biométrico facial não validou. Como consigo entrar?

Em cada leitor biométrico deve haver uma câmera IP, e comunicação do porteiro eletrônico. Dessa forma, o morador consegue se comunicar com o operador do outro lado da câmera. Da sala de operações, o funcionário consegue ver a foto do morador em questão e liberar sua entrada caso não exista restrições de acesso.

 

Depoimentos de clientes da SUPERPORTARIA:

A decisão de mudar nosso sistema de portaria aconteceu visando aumentar a segurança e economizar. Não queríamos, porém, que o novo serviço deixasse os moradores na mão.

O condomínio tem 17 unidades, além da cobertura. Com poucas unidades, fomos encorajados pelo impacto que a portaria remota traria às nossas finanças. Diminuímos nosso staff de seis funcionários para 1 só o zelador, com isso, nossa taxa condominial passou de R$ 3.400 para R$ 1.200.

Começamos a implantação no final de dezembro/19. De lá para cá nunca tivemos reclamações quando comparados a uma portaria orgânica, bem ao contrário, só elogios.

Para implantarmos a portaria remota, usamos as nossas reservas para as rescisões trabalhistas. Acho que esse é também um ponto positivo: zeramos um passivo.

Meu conselho para o síndico que deseja implantar um sistema do tipo, é focar bastante no projeto e conscientização e no planejamento. Gastar um pouco mais nessa fase traz benefícios duradouros no futuro.

A sensação que dá é que a segurança melhorou, sim. Mas para isso é necessário o engajamento dos moradores" informa síndica Sra. Anita do Condomínio Júpiter.

 

Esperamos tirar algumas das suas dúvidas com esse guia, conheça a solução da SUPERPORTARIA e seja um Síndico_Nota_Dez.

 

Ligue 4020-6724 receba uma consultoria especializada com nosso CEO Sr. Alexandre Rafael Costa.

 

Pela atenção, muito obrigado

2020-11-05 17:03:23
VER TODOS OS POSTS
  • Ajuda e Suporte ligue 4020-6724
  • Capitais e Regiões Metropolitanas
  • Ou Solicite uma ligação

Vem ser SuperPortaria

Solicite um Orçamento
Siga-nos nas redes
OK